A neuroftalmologia é o ramo da oftalmologia responsável por diagnosticar e tratar alterações na visão relacionadas a doenças neurológicas. O processamento visual se inicia nos olhos e é finalizado e interpretado no cérebro através da transmissão de sinais pelo nervo óptico. Portanto, o sentido da visão está em completa sintonia com o sistema nervoso central.

Algumas doenças neurológicas, podem comprometer funcionalmente o nervo óptico, como acontece na esclerose múltipla. Outros exemplos de comprometimento visual cerebral podem ser observados em certos casos de acidentes vasculares cerebrais (os AVCs, também conhecidos como “derrames”).

Os movimentos oculares também podem ser influenciados por afecções cerebrais. Nestes casos, o principal sintoma oftalmológico pode ser o surgimento de diplopia (ou visão dupla), acompanhada ou não por ptose (queda palpebral). Por fim e não menos importante, diferenças nos tamanhos das pupilas também podem estar relacionadas a lesões cerebrais.

Desta forma, a avaliação pelo neuroftalmologista permite fazer uma ponte entre a oftalmologia e a neurologia, dando um novo horizonte a investigação, diagnóstico e tratamento de pacientes.