Exames diagnósticos oftalmológicos é a área que comporta os exames realizados para a avaliação da visão e do bulbo ocular. Na prática clínica há uma grande variedade de exames oftalmológicos, cada qual com uma finalidade tal como a avaliação da acuidade visual, análise anatômica e funcional das estruturas oculares e a investigação de possíveis alterações nestas estruturas.

Alguns exames podem ser feitos por meio de aparelhos altamente especializados como a tomografia de coerência óptica (OCT), a ultrassonografia ocular e a campimetria visual computadorizada, mapeamento de retina (fundoscopia), refração e tonometria para aferição da pressão intraocular, por exemplo.

A empregabilidade de um ou de mais exames oftalmológicos dependerá de fatores como a visão do paciente, a queixa apresentada, a doença a ser investigada, o tratamento realizado ou a ser feito, dentre outros.

A realização dos exames oftalmológicos é de suma importância para a detecção de alterações que podem comprometer a integridade das estruturas oculares e o processo visual, colaborando para um diagnóstico e tratamento rápidos e precisos. Ocupam, portanto, um papel fundamental para a prevenção, investigação e o tratamento de doenças que podem levar à perda de visão, e para a promoção da saúde ocular.